família se alimentando com alimentos que contém lactose, assunto trabalhado no conteúdo sobre diferença entre alergia e intolerância alimentar

Qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar? Apesar de serem quadros semelhantes, elas possuem características que as diferenciam. Saiba mais!

 

Passar mal após a ingestão de determinados alimentos, com dores de estômago, vômitos, coceira na pele, entre outros sintomas, pode ser sinal de uma alergia ou intolerância alimentar. 

Esses quadros podem ser parecidos, e até causados pelo mesmo alimento, mas é preciso entender a diferença entre alergia e intolerância, pois elas possuem causas e intensidade de reação variadas.

O que é alergia alimentar?

A alergia alimentar é uma reação adversa do sistema imunológico, causada pela ingestão de algum alimento. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – ASBAI – ela atinge cerca de 6 a 8% das crianças menores de 3 anos e entre 2 a 3% dos adultos. Costuma aparecer ainda na infância e é caracterizada por uma reação exagerada do organismo. 

O que é intolerância alimentar?

A intolerância alimentar é causada pela dificuldade do organismo em digerir certos nutrientes presentes nos alimentos. Por conta disso, o corpo acaba retendo essas substâncias que não consegue digerir, e elas se acumulam no trato digestivo. 

Esse distúrbio pode causar grande desconforto e sintomas como cólica, náuseas e diarreia.

As intolerâncias mais comuns são ao leite, ovos, trigo, chocolate, frutas cítricas, nozes, amendoim e frutos do mar. Porém, qualquer alimento é capaz de causar intolerância.

Quais as principais diferenças entre alergia e intolerância? 

Apesar de serem duas manifestações semelhantes, como já mencionamos, elas possuem algumas diferenças fundamentais entre si. Por exemplo, a intensidade dos sintomas e a etapa da vida em que elas surgem. Conheça as principais diferenças: 

Tipo de resposta do organismo

O tipo de resposta que o organismo apresenta quando entra em contato com o alimento pode ser considerada a principal diferença entre alergia e intolerância.

Em casos de alergia, a reação imunológica é imediata, pois o organismo cria anticorpos, que identificam o alimento como um agente agressor. Por conta disso, os sintomas são imediatos e generalizados.

Já quando se trata de intolerância, o alimento não é digerido de forma correta pelo sistema digestivo e alguns nutrientes podem se acumular. Por isso, os sintomas podem demorar a aparecer e são principalmente associados ao sistema gastrointestinal. 

Diferença entre alergia e intolerância: a Intolerância é mais comum que alergia

A intolerância é muito mais frequente. De acordo com o Gastro Medical Center, pode atingir cerca de 20% da população, sem necessidade de histórico familiar. Já a alergia é um quadro menos comum e costuma ser hereditário, com várias pessoas de uma mesma família apresentando o problema. 

Distúrbio imunológico x distúrbio digestivo

Como já mencionamos, a alergia alimentar está associada ao distúrbio no sistema imunológico. Ele considera nutrientes de determinado alimento, como leite ou ovos, como prejudiciais. Por isso, eles são “atacados” pelas células de defesa, gerando reações.

Já a intolerância está associada a problemas no sistema digestivo, e acontece quando a enzima responsável pela digestão de certo nutriente não age da maneira correta.

Diferença entre alergia e intolerância: os quadros apresentam sintomas diferentes

Outra importante diferença entre alergia e intolerância diz respeito aos sintomas apresentados em cada quadro. 

Na intolerância, os sintomas costumam ser gastrointestinais, com dores de estômago, cólicas, diarréia, dor e inchaço abdominal, azia e vômitos.

Já em quadros de alergia, os sintomas estão relacionados à reação do sistema imunológico. Os pacientes podem apresentar desde sintomas leves, como coceira e vermelhidão na pele e  formigamento nos lábios, até sintomas mais graves. Entre eles, falta de ar e possibilidade de choque anafilático. 

Alergia e intolerância costumam aparecer em momentos diferentes da vida

Enquanto a alergia costuma aparecer ainda no início da infância, a intolerância pode se manifestar depois de anos. Isso porque a alergia está frequentemente associada a questões hereditárias. Além disso, em alguns casos os pacientes que apresentam alergia na infância podem passar a apresentar tolerância após a adolescência.

Já a intolerância pode se manifestar ao longo dos anos, pois o corpo diminui a produção das enzimas responsáveis pela digestão dos nutrientes. A intolerância não tem cura mas, em alguns casos, após a exclusão completa do alimento causador da intolerância por alguns meses, é possível testar a sua reintrodução na dieta.

 

Percebeu como, apesar de ambas as situações causarem desconfortos, existe diferença entre alergia e intolerância, e cada quadro tem características distintas? Com acompanhamento e orientação médica é possível ajustar a dieta e minimizar os problemas causados pelas alergias e intolerâncias.

 

Em qualquer situação, caso apresente algum sintoma de alergia ou intolerância, agende uma consulta para avaliação e diagnóstico.