A hemorragia digestiva é considerada uma emergência médica e tem várias causas possíveis. Saiba mais sobre os sintomas e o que ela pode indicar!
O que é hemorragia digestiva?
A hemorragia digestiva é caracterizada pela ocorrência de sangramento, que pode acontecer em qualquer órgão do trato digestivo. Importante frisar que a hemorragia em si não é considerada uma doença, mas sim um sintoma de alguma doença.
Ela pode ser classificada em duas definições diferentes, dependendo do lugar do sistema digestivo em que ocorre.
Hemorragia digestiva alta
A hemorragia digestiva alta (hda) é um sangramento que pode ocorrer por conta de lesão na mucosa do esôfago, estômago e parte do intestino delgado.⠀
Hemorragia digestiva baixa
A hemorragia digestiva pode ser classificada como baixa (hdb) quando o sangramento ocorre por conta de lesões na parte baixa do trato gastrointestinal, que inclui o intestino grosso e anus. ⠀
Quais as causas e sintomas?
Como mencionamos, a hemorragia digestiva não é uma doença, mas sim um sinal da presença de alguma doença. Ela pode indicar a presença de uma série de problemas, desde os mais simples até os mais graves, ou seja, possui diversas causas possíveis.
Entre as causas mais comuns estão:
- Câncer do intestino
- Hemorroidas;
- Úlcera gástrica ou duodenal;
- Pólipos intestinais;
- Fissura anal;
- Varizes no esôfago
- Úlcera péptica
- Infecção no intestino;
- Diverticulite;
- Inflamação intestinal;
- Úlceras no reto;
Quando se trata de hemorragia digestiva alta, os sintomas incluem vômito com sangue vivo e sangue escuro misturado às fezes. Já quando falamos da hemorragia digestiva baixa, o principal indicativo é a presença de sangue misturado às fezes. Fraqueza, sudorese, ritmo cardíaco acelerado e desmaios também podem indicar a presença de hemorragia.
Pessoas com histórico de problemas de saúde no trato gastrointestinal, que inclui esôfago, estômago, duodeno intestino grosso e intestino delgado podem ter mais predisposição a ocorrência de hemorragias, Além disso, uso prolongado de anti-inflamatórios não hormonais e problemas cardíacos são considerados fatores de risco.
Tem tratamento?
A ocorrência de hemorragia é considerada uma urgência médica. No caso de perda de sangue em grandes quantidades é possível que ocorram complicações e, em casos extremos, o óbito.
Ou seja, um médico deve ser procurado rapidamente no caso de hemorragia. Descobrir a causa exata do sangramento é essencial para que seja realizado o tratamento adequado.
O diagnóstico pode incluir a realização de endoscopia digestiva alta e colonoscopia e, às vezes, o tratamento pode ser realizado no momento do exame. Também pode ser recomendado o uso de medicamentos.
Quando as orientações médicas são seguidas rigorosamente, é possível que o paciente não apresente mais episódios de hemorragia. Porém, como existem diversas causas diferentes para a hemorragia, é possível que o paciente apresente hemorragia por outra causa, que não a inicial.
Em caso de dúvidas ou problemas no sistema gastrointestinal, agende uma consulta, é só clicar aqui!