Endoscopia e colonoscopia não são apenas exames diagnósticos, os procedimentos também podem ser indicados para tratamentos. Saiba mais!
Comumente, quando pensamos na resolução de algum problema de saúde, associamos o uso de medicamentos e, às vezes, a realização de cirurgias. Já quando se trata da necessidade de diagnóstico, exames costumam ser solicitados.
Porém, em alguns casos também é possível que tanto o diagnóstico quanto o tratamento sejam realizados no mesmo procedimento. É o caso de alguns procedimentos que são realizados via endoscopia e colonoscopia.
Neste conteúdo, vamos falar sobre as situações em que é indicada a realização de procedimentos via endoscopia e colonoscopia.
Quando é indicada a realização de procedimentos endoscópicos?
A endoscopia digestiva costuma ser realizada para diagnóstico de problemas relacionados ao trato digestivo, especialmente do estômago, esôfago e duodeno – porção inicial do intestino do intestino delgado.
Porém, a endoscopia também pode ser utilizada para o tratamento de alguns distúrbios do trato digestivo. Em alguns casos, o tratamento é realizado já durante a realização de exame diagnóstico.
Durante o exame, a passagem do tubo permite que pequenos instrumentos sejam inseridos caso seja necessário realizar alguma intervenção.
As principais indicações de realização de um pocediemnto via endoscopia são:
Gastrostomia endoscópica: o procedimento de gastrostomia endoscópica consiste na colocação de uma sonda diretamente no estômago de pacientes que precisam receber alimentação, fluidos e medicamentos, sem realizar deglutição.
Colangiopancreatografia endoscópica: em muitos casos, o procedimento de Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica pode poupar o paciente da necessidade de realização de cirurgia.
Esse procedimento é indicado para cálculos biliares, tumores do pâncreas ou das vias biliares, estreitamentos das vias pancreáticas e lesões das vias biliares decorrentes de cirurgias nesta região. A partir da realização do procedimento é possível compreender qual é o problema do paciente e então realizar o tratamento endoscópico adequado.
Dilatação esofágica: o procedimento de dilatação esofágica é indicada em casos onde o esôfago sofre de estenose, ou seja, estreitamento. Através do procedimento endoscópico, é possível “alargar” a parte necessária do esôfago. Isso facilita a passagem de comida e bebida para o estômago.
Ligadura elástica de varizes: esse procedimento é indicado para o caso de presença de varizes no esôfago, essas varizes podem se romper e ocasionar sangramentos. A realização da ligadura pode ser indicada para evitar uma ruptura das varizes e também para controlar possíveis sangramentos.
Hemostasia de lesões sangrantes: a hemostasia é o tratamento via endoscopia para os casos de lesões e hemorragia digestiva. O sangramento pode ocorrer por conta da presença de úlceras pépticas, ruptura de varizes ou câncer gastrointestinal.
Colocação de balão intragástrico de emagrecimento: consiste na colocação de um balão para ocupar parte do estômago e facilitar a perda de peso. O balão é indicado para pacientes com IMC acima de 27 (sobrepeso), para pessoas que já tentaram outros métodos de emagrecimento, mas não obtiveram resultados, e até mesmo super obesos que necessitam de emagrecimento prévio a algum procedimento cirúrgico, inclusive a cirurgia bariátrica.
Quando é indicada a realização de procedimentos via colonoscopia
A colonoscopia normalmente é indicada para o diagnóstico de possíveis problemas na parte inferior do sistema digestivo. Isso inclui o intestino grosso e anus. Entre as indicações podemos citar:
Dilatação de região estreitada: nos casos de estreitamento, é possível que a passagem das fezes pelo intestino seja dificultada. O intestino pode sofrer estenose por variados motivos, como a presença de doenças inflamatórias intestinais. Nestes casos é indicada a realização de colonoscopia com dilatação segmentar.
Polipectomia: a polipectomia nada mais é do que a retirada de pólipos intestinais durante a realização de colonoscopia. O pólipo é “puxado” da parede do intestino durante o procedimento para evitar que progrida para a formação de um câncer.
Hemostasia: assim como a endoscopia, a colonoscopia também pode ser indicada para controle de sangramentos, especialmente quando ocorre hemorragia digestiva baixa.
Ou seja, além de serem utilizados no processo de diagnóstico de problemas no sistema gastrointestinal, os procedimentos de endoscopia e colonoscopia também podem ser indicados para tratamentos. A indicação do melhor tratamento para cada caso depende sempre de indicação e acompanhamento médico.
Precisa agendar uma consulta? Entre em contato e agende de forma rápida e prática, diretamente pelo WhatsApp.