A bariátrica por endoscopia é um procedimento minimamente invasivo e seguro para perda de peso. Conheça mais sobre esse procedimento!
A obesidade é uma doença endêmica no mundo todo e os casos estão aumentando ao passar dos anos. O desenvolvimento da obesidade é uma das principais causas de morte que poderia ser evitada tanto no Brasil, como no mundo todo.
Além disso, ela está associada com o surgimento de diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Mas ao mesmo tempo cresce o número de pessoas que estão buscando alternativas para sair desse quadro de obesidade, optando por uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis.
Porém, como cada organismo tem suas características próprias, nem sempre as pessoas conseguem perder peso de maneira tradicional. Nesses casos, a opção pode ser a realização de uma cirurgia bariátrica por endoscopia. Saiba mais!
O que é bariátrica por endoscopia?
Muitas pessoas buscam métodos para perda de peso, que vão desde as dietas da moda até tratamento nutricional. Mas é preciso entender que a perda de peso está relacionada com a decisão de mudar de vida adotando novos hábitos alimentares e exercícios físicos.
Além disso, cada organismo é diferente, e em alguns casos, as pessoas podem ter dificuldade de perder peso, mesmo tendo hábitos de vida saudáveis.
A obesidade é definida a partir do IMC, e possui três graus de classificação, que são:
- IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m²: obesidade grau 1;
- IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m²: obesidade grau 2;
- IMC maior do que 40,0 Kg/m²: obesidade grau 3.
A partir dessa classificação e da dificuldade de perder peso, várias pessoas estão optando por procedimentos cirúrgicos, como a cirurgia bariátrica endoscópica.
A bariátrica realizada por endoscopia é um novo método para ajudar pessoas com obesidade a perder peso. Para a realização da cirurgia bariátrica endoscópica é necessário a utilização de um aparelho especialmente . Essa opção é indicada para pacientes que não podem ou não querem realizar a cirurgia bariátrica convencional.
Como é realizado o procedimento?
A cirurgia bariátrica por endoscopia é um procedimento similar a um exame de endoscopia. O paciente será sedado, enquanto o médico realiza a sutura na parede interna do estômago, com um aparelho acoplado à ponta do endoscópio.
O procedimento é realizado com o objetivo de reduzir o volume do estômago a fim de aumentar a sensação de saciedade e diminuir a ingestão de alimentos. Não há necessidade de corte da barriga para realizar este procedimento. Com a redução do estômago o paciente sente mais saciedade com uma quantidade reduzida de alimentos facilitando a realização de dieta para emagrecimento.
Outro ponto importante deste procedimento é que com a redução do volume do estômago, acontece o retardamento da retirada do conteúdo gástrico, ou seja, o alimento permanece mais tempo no estômago do que antes do procedimento, deixando a pessoa saciada por um tempo maior.
Esse procedimento não é reversível, pois após seis semanas da sua realização ocorre a cicatrização dos pontos. Diferentemente das cirurgias bariátricas, o tempo de recuperação deste método é mais curto, mas a perda de peso é um pouco menor.
Qual a indicação e contraindicação?
A cirurgia bariátrica endoscópica é indicada para pessoas que desejam emagrecer e tem seu IMC entre 30 e 40 Kg/m² ou possuem alguma restrição na realização da cirurgia bariátrica convencional. Os pacientes com obesidade grau 3 (IMC acima de 40 kg/m²) podem realizar este procedimento, mas os resultados não serão iguais como na cirurgia bariátrica normal.
Este procedimento não é indicado para pacientes com histórico familiar de câncer no estômago, pacientes com cirrose hepática, mulheres grávidas ou que gostariam de engravidar nos próximos 12 meses ou pacientes com doenças graves.
Outras condições que precisam ser avaliadas é o uso de medicamentos imunossupressores, fumantes, doenças do sangue ou uso de anticoagulantes.
Os riscos de sangramento, infecção e fístulas é muito baixo comparado a cirurgia bariátrica tradicional. Além disso, o risco diminui pois a redução do estômago por endoscopia é considerado um método minimamente invasivo, e os resultados são satisfatórios.
Como é o pré e pós bariátrica por endoscopia?
Antes de realizar o procedimento é necessário fazer alguns exames de sangue, para avaliar doenças metabólicas e hormonais, que precisam ser tratadas e controladas para começar o processo de emagrecimento. Após avaliação médica e liberação para fazer o procedimento, é preciso ficar 8 horas em jejum antes do procedimento.
No dia do procedimento o paciente será sedado durante a bariátrica por endoscopia que dura em torno de duas horas. Após o término, o paciente fica em observação e são indicados alguns medicamentos analgésicos para reduzir as náuseas e evitar vômitos.
O paciente recebe alta no mesmo dia, e nesse período após o procedimento alguns cuidados são importantes, pois o estômago necessita de repouso para se adaptar à nova realidade. Por algumas semanas a dieta é apenas líquida, depois evolui para dieta cremosa e pastosa para auxiliar na cicatrização e impedir que haja pressão e tensão na área em que foram feitos os pontos.
Uma dieta equilibrada e reeducação alimentar são essenciais para garantir a perda de peso após o procedimento. Para isso é indicado acompanhamento de uma nutricionista, que irá prescrever o que pode ser ingerido em cada fase do processo, como o uso de suplementos polivitamínicos para completar as necessidades diárias de todos os nutrientes.
Além da dieta, é necessário praticar exercícios físicos regularmente, após a liberação médica, para obter os resultados esperados. A mudança no estilo de vida garante que o paciente não ganhe novamente o peso que perdeu com a realização do procedimento.
Portanto, se você quer perder peso e já tentou vários métodos tradicionais e não obteve sucesso, a opção pode ser fazer uma cirurgia bariátrica endoscópica, pois é um método seguro e moderno sem corte e sem deixar cicatriz. Está com alguma dúvida quanto a este procedimento? Entre em contato e agende uma consulta para avaliação médica.